Spaghetti Carbonara

Uma boa carbonara não pede muitos ingredientes, mas pode ter alguns truques que fazem a diferença para conseguir um prato perfeito.

Por isso, deixamos algumas dicas importantes para conseguirem a melhor carbonara de sempre!

No que toca ao tipo de carne utilizado, a receita típica e originalmente italiana pede guanciale. No entanto, optamos muitas vezes pela pancetta, por estar mais acessível em supermercados. A pancetta dá um resultado igualmente incrível em termos de sabor e textura.

Em Portugal, sabemos que ambas as carnes não se encontram tão facilmente em supermercados nem talhos, e por isso deixamos uma alternativa que pode ser também interessante.

Poderão usar barriga de porco (a mesma que se usa para grelhar), e deixar em salmoura com pimenta de um dia para o outro. Fará um efeito na carne que se assemelha com a pancetta e o guanciale.

Quando fritamos a carne, é muito importante que se frite em lume brando, para ela ir largando lentamente a gordura, e ficar estaladiça por fora e macia por dentro. A gordura largada vai ter um papel importante na formação do molho final, uma vez que vai ligar a água da massa ao ovo pasteurizado.

A taça em que fazemos a pasta de ovo deve ser grande o suficiente para não tocar na água, quando a pousamos em cima da panela. Nesta fase, podem colocar também um pouco de pimenta a gosto.

Durante este processo, deve-se ter em conta que a água não pode ferver por completo, para o ovo não cozer. O ovo só deve ser pasteurizado (processo de esterilização de alimentos por aquecimento). O aspeto final terá uma consistência de creme como na foto seguinte:

A quantidade de água em que se coze a massa deve ser suficiente, mas não abundante, uma vez que essa água vai ser utilizada para formar o molho da carbonara. Se a água for muita, não obteremos um creme tão cremoso, uma vez que o amido que a massa larga estará muito diluído.

Por fim, e talvez um dos passos mais importantes, o prato deve ser SERVIDO IMEDIATAMENTE, pois assim que o molho deixa de estar em contacto com o calor, começa a espessar e poderá deixar de ficar na textura desejada, e até solidificar!

Por isso, assim que acabarem de preparar, não há tempo a perder!

  • 2 pessoas
  • 30 min

Ingredientes

  • 4 gemas
  • 40 g de queijo parmesão ralado
  • 20 g de queijo pecorino romano
  • Pimenta preta em grão
  • 150 g de esparguete
  • 100 g de Guanciale ou pancetta

Instruções

  1. Cortar o Guanciale em cubos de cerca de 1 cm e colocar numa frigideira em lume brando. Deixar fritar lentamente até ficarem estaladiços. Reservar a gordura e os cubos separadamente assim que estiver pronto.
  2. Aquecer água numa panela.
  3. Bater as gemas numa taça, adicionando a pimenta e os queijos ralados. Misturar tudo até formar uma pasta espessa.
  4. Colocar a taça com a pasta de ovo em cima da panela de água quente, mexendo sempre até que fique com uma consistência cremosa. Retirar do lume e reservar.
  5. Cozer a massa conforme as instruções do pacote.
  6. Quando a massa estiver cozida, retirar do lume e adicionar ao creme de ovo, reservando a água da cozedura. Mexer vigorosamente de imediato.
  7. Adicionar 1 concha da água da massa e 3 colheres de sopa da gordura do Guanciale e continuar a mexer até o molho engrossar. Se for necessário, ou conforme preferência, pode adicionar-se mais um pouco de água da cozedura.
  8. Por fim, adicionar o Guanciale previamente frito.
  9. Empratar e decorar com um pouco de pimenta preta e o queijo que preferir.